Loja Social de Parreira e Chouto

08-AGO-2018

Loja Social de Parreira e Chouto

A Loja Social da União de Freguesias de Parreira e Chouto, no enquadramento legal da Constituição da República Portuguesa, e da Lei 75/2013, de 18 de Setembro, pode ser dinamizado pela Junta de Freguesia, por um corpo de voluntários, por coletividades, por associações ou outras entidades locais, com o apoio e promoção da respetiva Junta de Freguesia, que visa e tem como objetivo a distribuição de bens essenciais prioritários, de várias espécies, rentabilizando os recursos existentes e permitindo um melhor planeamento e celeridade nas respostas adequadas às necessidades sociais. Desenvolverá a sua atividade no território da União de freguesias de Parreira e Chouto, podendo caso solicitado e justificado pelo Município abranger outros territórios.  

Baseado no princípio de solidariedade e partilha, tem como objetivo contribuir para a promoção, respeito e integração social do indivíduo e da família e comunidade, estimulando a participação ativa do beneficiário (utente) e privilegiando o trabalho em Rede com os parceiros locais disponíveis a colaborarem na área social.

A Loja Social tem assim como objetivo primário, através da aquisição/receção de bens e prestação de serviços, suprir as necessidades imediatas de famílias carenciadas onde se integram, preferencialmente, crianças e jovens que apresentem necessidades básicas de subsistência, bem como idosos com fracos recursos.

Pretende envolver um conjunto de entidades públicas e privadas que, mediante a concessão de donativos monetários ou em espécie, contribuam para atenuar os efeitos da pobreza e exclusão social.

No âmbito da participação ativa dos beneficiários (utentes), pretende dinamizar a troca de bens, tendo em vista uma mudança de mentalidades no sentido de uma maior protecção ambiental e de eliminação de comportamentos consumistas, fomentando o aproveitamento e reutilização de bens.


  • Partilhar